Quando há suspeita de atraso ou problema no desenvolvimento

É de extrema importância que se faça um diagnóstico preciso sobre o desenvolvimento infantil, para que não ocorram as consequências indesejáveis do rótulo de “doença” (alterando a forma com que os outros interpretam e tratam a criança e afetando sua auto-imagem) ou que o diagnóstico seja “indutor” do problema. 

​Novos e velhos problemas emocionais, comportamentais e de desenvolvimento infantil:​

  • Birras e acessos de raiva
  • Tiques, manias e cacoetes
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
  • Transtorno de conduta ou Transtorno Desafiador de Oposição (TOD) 
  • Fobia Escolar ou Fobia Social
  • Transtorno de ansiedade generalizada
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)
  • Depressão infantil

​O diagnóstico e a abordagem terapêutica são interdisciplinares. Após a confirmação do diagnóstico, como pediatra, temos o papel de coordenar e gerenciar o cuidado com a criança.

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