É de extrema importância que se faça um diagnóstico preciso sobre o desenvolvimento infantil, para que não ocorram as consequências indesejáveis do rótulo de “doença” (alterando a forma com que os outros interpretam e tratam a criança e afetando sua auto-imagem) ou que o diagnóstico seja “indutor” do problema.
Novos e velhos problemas emocionais, comportamentais e de desenvolvimento infantil:
- Birras e acessos de raiva
- Tiques, manias e cacoetes
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
- Transtorno de conduta ou Transtorno Desafiador de Oposição (TOD)
- Fobia Escolar ou Fobia Social
- Transtorno de ansiedade generalizada
- Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)
- Depressão infantil
O diagnóstico e a abordagem terapêutica são interdisciplinares. Após a confirmação do diagnóstico, como pediatra, temos o papel de coordenar e gerenciar o cuidado com a criança.