Drenagem Anômala Total de Veias Pulmonares

Na circulação normal, o sangue chega ao átrio direito do coração através das veias cavas (superior e inferior), passando para o ventrículo direito pela valva tricúspide e é bombeado até os pulmões através da artéria pulmonar. Depois de oxigenado, o sangue volta ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares, passando para ventrículo esquerdo pela valva mitral, sendo bombeado para todo corpo pela aorta.

anatomia-coracao.jpg

A Drenagem Anômala Total de Veias Pulmonares (DATVP) é uma cardiopatia congênita grave, em que há defeito de comunicação das quatro veias pulmonares que chegam ao átrio esquerdo. Elas se conectam erroneamente ao lado direito do coração através de variadas conexões, alterando a distribuição do fluxo sanguíneo dentro das cavidades cardíacas. Há necessariamente uma Comunicação Interatrial (CIA) associada. Alterações vasculares pulmonares e hipertensão pulmonar podem ocorrer caso haja a continuidade desse quadro.

​Através de ecocardiograma fetal, a partir da 28ª semana de gestação, é possível diagnosticar esta cardiopatia. Após o nascimento, o sintoma principal é a cianose (pele azulada), além de desconforto respiratório, cansaço ao mamar, dificuldade de ganhar peso e, em casos mais graves, sinais de choque. O diagnostico é clinico e através de exames complementares, como Rx de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma e cateterismo, se necessário.

O tratamento é obrigatoriamente cirúrgico e consiste na correção do retorno venoso pulmonar para o átrio esquerdo. O acompanhamento com o cardiologista pediátrico é importante para definir o momento de realizar a cirurgia, dependendo do grau de obstrução e das condições clínicas do paciente.

Compartilhe
Realizamos Consultas Particulares. Não Aceitamos Convênios!

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!