Arterites são doenças inflamatórias agudas caracterizadas por inflamação dos vasos sanguíneos. As principais arterites em crianças são:
Doença de Kawasaki:
É caracterizada por um processo inflamatório agudo em artérias de médio calibre, a exemplo das coronárias, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. Crianças de famílias asiáticas são mais acometidas.
Existem critérios diagnósticos específicos para a cardiopatia. A avaliação cardiológica deve incluir o eletrocardiograma e ecodopplercardiograma, assim como outros exames laboratoriais para diagnóstico da doença.
É tipicamente uma condição autolimitada, com febre e outras manifestações inflamatórias agudas com duração de cerca de 12 dias se não for tratada. As complicações podem ser: aneurismas coronarianos, insuficiência cardíaca congestiva e infarto do miocárdio.
Arterite de Takayasu:
É considerada uma vasculite predominantemente da aorta, dos ramos principais e da artéria pulmonar. O processo inflamatório arterial determina espessamento, fibrose e estenose, que pode seguir para trombose, formação de aneurismas e, raramente, ruptura. Há também critérios diagnósticos específicos para a doença.
A arteriografia convencional continua sendo o principal método indicado na pesquisa de alterações vasculares.